DESMITIFICANDO O COACHING




1. Coaching não é treinamento e o Coach não é Treinador, Mentor ou Tutor
O processo de Coaching não deve ser traduzido ao pé da letra para o português, pois não significa aquilo que geralmente lhe atribuem. Quem treina, é Treinador, não Coach. Quem aconselha é Mentor, Tutor ou Consultor, mas não é esse o papel do Coach.

Quando alguém mais experiente passa a acompanhar um funcionário menos experiente no trabalho, com a finalidade de contribuir com o seu desenvolvimento, isso é Mentoring (sim, a maior parte das empresas frequentemente erra o conceito).

2. Coaching não é terapia
A terapia geralmente analisa eventos passados, que interferem na vida e no desenvolvimento do ser humano. O Coaching baseia-se numa visão clara do estado atual do indivíduo, com a finalidade de atingir um estado desejado, mas o foco é sempre na solução dos problemas, não exatamente nas causas que o originaram.

3. O Coach não é um Consultor
O Coach é um facilitador, ele estimula o cliente (Coachee) a buscar soluções a partir de si mesmo, mas nunca através de conselhos. Já o Consultor costuma ter bastante experiência numa determinada área (alguém contrata um Consultor que não entende do negócio?). Geralmente é contratado para opinar, aconselhar e dar um direcionamento com base nas suas próprias experiências e na sua própria visão, não exatamente naquelas do cliente.

Se o Coach aconselha, ele não está fazendo Coaching. Ele atua com base em um método, concentra-se e domina esse método, mas não costuma ser um profissional experiente na área do seu Coachee (pelo contrário, isso pode até atrapalhar o processo). Isso é possível porque o Coach é habilitado para utilizar esse método (o Coaching) para trabalhar com as mais diversas situações, seja para apoiar o Coachee na solução de aspectos íntimos, superar dificuldades pessoais, desenvolver habilidades e competências (de toda ordem, não apenas profissionais), melhorar relacionamentos ou ainda almejar conquistas materiais e até espirituais. Tudo vai depender do que o Coachee quer, o Coach sem dúvidas tem as ferramentas necessárias para apoia-lo naquilo que ele busca.

4. Então, o que é Coaching?
Coaching é um processo sistemático de desenvolvimento pessoal, que se baseia em perguntas, ferramentas e técnicas, através do qual o Coach (Profissional) apoia o Coachee (Cliente) visando ampliar o seu nível de percepção a respeito do seu estado atual, identificando os seus recursos disponíveis e aqueles que ainda precisa desenvolver ou conquistar, com a finalidade de alcançar um estado desejado e materializar suas realizações.

Esse estado desejado pode ser qualquer coisa que o Coachee desejar: ter um filho, comprar uma casa, perder 20kg, melhorar o relacionamento a dois, conquistar um novo emprego, montar seu próprio negócio, viajar pelo mundo, enfim, qualquer coisa que interesse ao Coachee e que ele esteja comprometido a realizar ou conquistar.

O Coaching se dá por meio de sessões semanais, que duram em torno de 1h a 1h30 e sempre terminam com um Plano de Ação estruturado pelo próprio Coachee, com base nas reflexões geradas na sessão, e que se desdobrarão nas sessões seguintes em outros Planos de Ação, de maneira contínua e consistente, até que o Coachee conquiste tudo aquilo que desejar, a partir de si mesmo.


E aí, Amigo Empreendedor, percebeu como o Coaching pode mudar a sua vida? Tire aqui a sua dúvida ou deixe um depoimento com a sua experiência como Coachee.

Achou interessante? Então compartilhe com seus amigos!

Saulo Maciel

SAULO MACIEL é empreendedor e palpiteiro
profissional. Gosta de pensar que pode
ajudar outros empreendedores a darem o
melhor para obter sucesso nos negócios.


Saiba mais sobre o autor...

2 comentários: