IRMÃO NÃO, CIDADÃO!



AMIGO EMPREENDEDOR,

Comunicação é um troço inusitado, quanto mais o emissor tem certeza de que acertou a receita do bolo, mais solado ele fica para o receptor. Num dia desses, eu estava numa reunião informal, em pé mesmo, com um dos fornecedores de um cliente. Estávamos ali entretidos quando fomos abordados por um rapaz de aparência sofrida desejando engraxar nossos sapatos. O tom veio agressivo, mas era perceptível que a vida não tinha sido fácil para ele.

Delicadamente, respondi: “não, obrigado irmão”. Prontamente, veio a tréplica: “Irmão? Irmão não, cidadão!”. Surpreso, agradeci novamente, recebendo por mais alguns segundos aquele olhar indignado.

Este episódio reflete da forma mais crua possível a essência do relacionamento humano. Muitas vezes não há certo ou errado, apenas valores diferentes que levam a interpretações únicas e contrastantes. Na minha concepção, eu fui educado. Na dele, eu fui agressivo. Temos histórias de vida opostas e isso influenciou quem nos tornamos e o que esperamos do outro. Tudo o que ele queria era respeito. Tudo o que eu queria era ser delicado. As intenções eram as melhores e todos estavámos certos. Talvez tenha faltado afinar o instrumento.


Conte a sua história, Amigo Empreendedor! Escreva um comentário para debatermos sobre as diferentes visões no processo de comunicação.

Achou interessante? Então compartilhe com seus amigos!

Saulo Maciel

SAULO MACIEL é empreendedor e palpiteiro
profissional. Gosta de pensar que pode
ajudar outros empreendedores a darem o
melhor para obter sucesso nos negócios.


Saiba mais sobre o autor...

2 comentários:

  1. SER AMIGO

    Meu melhor amigo é aquele que consegue retirar de dentro de mim o que existe de melhor.

    P ara que você possa encontrar um verdadeiro amigo, antes de mais nada você tem que ser amigo. Não tenha nenhuma outra agenda, a não ser a de ser o melhor amigo que você puder ser.

    No entanto, ao fazer um amigo e começar a desenvolver um relacionamento com ele, não corra necessariamente atrás de alguém que concorde com você em todos os ângulos possíveis e imagináveis. Busque uma pessoa capaz de desafia-lo a ser o melhor que você pode vir a ser; alguém que tenha a habilidade de lhe falar honesta e abertamente.

    O verdadeiro amigo é aquele que pode feri-lo pela dureza de suas palavras. Contudo, as feridas provocadas pelo amigo sincero são as mesmas que irão desenvolver em você a cura capaz de levá-lo às mais elevadas realizações.

    Que vc tenha um lindo e maravilhoso fim de semana. Aproveite e lembre-se de curti-lo com segurança, paz, amor e muita luz.

    Antonio Educando com o Karatê
    Sites de Apoio

    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

    http://projetokaratenaescola.spaces.live.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Antônio! Desejo o mesmo para você!

    Um abraço,

    Saulo Maciel
    www.saulomaciel.com.br

    ResponderExcluir