BATE-PRONTO: COM MARCOS FALCÃO



Marcos Falcão é graduado em Relações Públicas pela UNIFACS, pós-graduado no MBA em Gestão da Produção e Logística pelo SENAI/FTE e no MBA em Estratégias de Marketing pela UNIFACS. Atua como Coordenador da área de Marketing do SESI/BA, integrando a equipe do sistema FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia.


1. O modelo de negócios comumente adotado pelo pequeno empresário brasileiro apresenta características peculiares, tais como um alto grau de centralização de poderes e recursos bastante limitados, muitas vezes em função das condições precárias nas quais os empreendimentos costumam ser originados. Considerando esta escassez de recursos, que instrumentos de Marketing podem ser adotados pelo empreendedor para obter a valorização da marca empresarial?

Além dos itens citados, temos outros dois fatores importantíssimos:

A. Normalmente as pequenas e micro empresas são dirigidas por famílias;
B. Acredita-se que ter um profissional de marketing pensando em estratégias de posicionamento no mercado e identidade visual custa caro.

Ligando estes dois fatores, alinhados ao total desconhecimento das ferramentas de marketing, temos um mercado repleto de empresas imaturas que quando quebram colocam a culpa nos impostos, nos fornecedores, resumindo, em todos, menos em si próprios. Porém, para as empresas que querem tirar o mínimo das ferramentas, pode-se pelo menos:

I. Trabalhar a identidade visual, definindo um padrão de cores e formas para as peças que serão produzidas (banner, folder, e-folder, hotsite, cardápio, cartão de visita, área de trabalho do computador, etiqueta e embalagens dos produtos, entre outras);

II. Trabalhar estratégias para atendimento dos clientes, por exemplo:

- Separar por freqüência de compra, valor e localização–atendimento;

- Solicitar a permissão para enviar e-mails com os produtos que cada cliente mais gosta;

- Lembrar do aniversário ou outra data especial, por exemplo, a centésima vez que o cliente vai ao estabelecimento fazer uma compra;- Acompanhar os pedidos dos clientes, aproveitando para fazer uma venda casada. Por exemplo: Sr. João come pizza baiana e Dona Maria, sua esposa, gosta de mussarela sempre aos domingos; sabe-se que Dona Maria é diabética, logo, pode oferecer um suco de frutas sem açúcar ou um refrigerante diet.

Tudo isso e muito mais é bastante simples de fazer e o custo é zero, pois ferramentas como o Microsoft Outlook e o Excel oferecem recursos simples para estes tipos de acompanhamento.

2. Algumas organizações do setor de serviços sobrevivem graças à reputação do seu fundador, entretanto algumas empresas nascentes não possuem esta vantagem competitiva e, por este motivo, enfrentam sérias dificuldades para conquistar novos clientes. Outro problema comum é a intangibilidade característica de um serviço, uma vez que o consumidor não pode experimentar o produto antes de adquiri-lo. Quais estratégicas de Marketing o pequeno empresário do setor pode adotar para superar estas barreiras?

Ninguém abre um negócio sem experiência. Para o início, assim como durante toda a vida da empresa, é importante o famoso networking. Além disso, o brasileiro tem por cultura ser um povo muito ligado à imagem, logo, faz-se necessário ter um local físico (escritório) com endereço e um site, contendo cases, dados e fotos que retratem os serviços ofertados.

3. Quais recomendações o Senhor daria para que os empreendedores conduzam melhor os seus negócios?

Na área de business, recomendo um ditado popular: “cada macaco no seu galho”. Se você é um empreendedor e está abrindo um negócio para pescar peixes, foque nisso. Na hora de fazer a entrega do produto, procure fazer uma parceria com uma empresa de distribuição. Para a área de marketing, sugiro a contratação de um profissional especializado, evitando surpresas desagradáveis.


E você, o que acha, Amigo Empreendedor? Deixe o seu depoimento sobre as formas como as estratégias de marketing têm contribuído para o desenvolvimento do seu negócio!

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Saulo Maciel

SAULO MACIEL é empreendedor e palpiteiro
profissional. Gosta de pensar que pode
ajudar outros empreendedores a darem o
melhor para obter sucesso nos negócios.


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