ENCANTAR O CLIENTE PODE PROVOCAR EFEITOS COLATERAIS



É exatamente isso, Amigo Empreendedor: encantar o cliente pode provocar reações adversas. O tempo inteiro ouvimos falar da tal necessidade da empresa se reinventar, surpreender o cliente e encantá-lo, provocar aquela surpresa agradável ao seu público. O problema dessa abordagem é que nem sempre esta reação vem acompanhada de um belo sorriso. Mas de que diabos eu estou falando afinal? Por que será que o esperado sorriso, símbolo da satisfação do seu cliente, não vem quando mais se espera por ele? Eis as facetas do famigerado encantamento.

Tenho observado nas minhas andanças que esta busca constante, quase obsessiva das empresas, em grande parte tem sido estimulada pelas tendências da mídia especializada. Estaria a mídia errada então? Não seria este o caso. O encantamento do cliente deve fazer parte da visão da empresa, um objetivo a ser alcançado. Porém, antes disso, existe um longo e trabalhoso caminho a ser percorrido, quase sempre voltado para as noções básicas de atendimento ao cliente. Ao longo do tempo, concluí que existem algumas necessidades que as pessoas desejam suprir quando interagem com alguma empresa e que quando percebidas pelos gestores de um negócio, agregam um valor significativo ao empreendimento. Para melhor explanação a respeito deste tema, optei por segmentar a análise em blocos. O primeiro bloco de necessidades é composto pela procura por um produto de qualidade e pela segurança agregada ao processo de compra. A qualidade é uma característica que deve compor o DNA do produto, permeando o processo produtivo desde o momento da identificação da necessidade, até a entrega do produto final. E o que dizer da segurança, aquela preocupação que normalmente só temos quando algo indesejável acontece? Nos tempos do velho “jeitinho brasileiro” e do famoso “salve-se quem puder”, as pessoas estão cada vez mais inseguras. A desconfiança tomou conta do comportamento de consumo e, seguindo esta nova vertente do mundo moderno, o Amigo Empreendedor precisa internalizar esta tendência quando da formulação do seu produto.

O segundo bloco de necessidades é composto por características complementares, que tornam o produto mais atrativo, sendo decisivas na fidelização do público-alvo. Agilidade no processo de atendimento, receptividade na abordagem e o exercício de saber ouvir o cliente podem produzir resultados consistentes para o seu negócio. Quando o empreendedor consegue compreender que o tempo é algo precioso para o seu cliente e estrutura o seu processo em sinergia com essa necessidade, as chances de sucesso são multiplicadas. Faça rápido e bem feito, sempre! Esse é o clima.

Sabe aqueles dias em que temos a impressão de que o tempo voa, a fila não anda e, para piorar, ainda damos de cara com uma atendente mal-humorada? Já viu esse filme? Pois é, Amigo Empreendedor, simpatia, receptividade e boas maneiras não fazem mal a ninguém e compõem um poderoso diferencial competitivo para qualquer negócio. Use e abuse deste recurso, pois é barato e faz muito bem para a saúde do seu empreendimento.

Toda empresa precisa concentrar energia e esforços para que seus serviços sejam uma experiência marcante para o cliente. Basicamente, o processo de atendimento é o cartão de visitas para a gestão do relacionamento com o seu público. Quando as pessoas sentem-se confortáveis e bem-vindas, é bem possível que retornem. E quando isso acontece, elas esperaram ver e sentir tudo aquilo que as impressionaram da última vez. O relacionamento com este consumidor exigirá um investimento ainda maior de atenção, Amigo Empreendedor, afinal de contas, ele estará mais uma vez rentabilizando o seu negócio. Este cliente tem sede por personalização, deseja ser tratado pelo nome e ter seus gostos e preferências reconhecidos por quem atendê-lo. O desafio do empreendedor é garantir que estas expectativas sejam atendidas, construindo um relacionamento duradouro com o seu público. Gerenciar o relacionamento é gerenciar a percepção e expectativas do cliente.

Agora que o Amigo Empreendedor já possui um atendimento eficaz e uma gestão bem estruturada do relacionamento com o seu cliente, voltemos ao título desse humilde artigo. Encantar o cliente pode provocar efeitos colaterais? Em minha opinião, pode sim, caso tudo o que falamos até aqui seja sumariamente ignorado pelo empreendedor. Quando todas as condições básicas estão bem estruturadas e passam a fazer parte da essência do negócio, será hora de encantar o seu público. Reinvente-se, encante e surpreenda o seu cliente, Amigo Empreendedor, mas nunca se esqueça que primeiro deve vir o mais importante.


E você, o que acha, Amigo Empreendedor? Como podemos encantar o nosso cliente? Escreva um comentário e deixe aqui o seu depoimento.

Achou interessante? Então compartilhe com seus amigos!

Saulo Maciel

SAULO MACIEL é empreendedor e palpiteiro
profissional. Gosta de pensar que pode
ajudar outros empreendedores a darem o
melhor para obter sucesso nos negócios.


Saiba mais sobre o autor...

8 comentários:

  1. Daniela Pressinotti14 de agosto de 2008 22:52

    Muito bom seu artigo.Deveria circular por vários empreendimentos em nossa cidade. Onde é tão raro sremos bem atendidos.
    Gostei muito!
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Grande Saulo,

    Sempre me surpreendendo. Aliás, coisas vindas de você não me surpreendem mais. Afinal, sei da sua competência, honestidade, brilhantismo, sinceridade. Amigo Empreendedor, bola pra frente que você tem um grande futuro a sua espera. Ótimo artigo. Também, estou projetando um blog. Tão logo fique pronto mandarei.

    Grande Abraço,

    Bruno Mota Lima

    ResponderExcluir
  3. Grande!!

    Cara, parabéns, vi que a experiencia adquirida no mundo das grandes empresas te deu uma bagagem!!

    abraço

    Laercio Pacheco

    ResponderExcluir
  4. Saulinho,
    Estou orgulhosa de ser sua tia. Muito bom o artigo, merece ser circulado mesmo. Fazer por prazer é a alma do negócio. Beijos caçulinha.
    Tia Gal

    ResponderExcluir
  5. Oi, primo!!!!

    Demorei de postar e olha só..já são 4 comentários!!! Adorei o que escreveu, viu? Você sabe o quanto sou sua fã e acredito na sua capacidade, competência e determinação. Poucos tem a experiência e inteligência que você tem. "É um empreendedor nato"!!!

    ...Esse "menino" vai longeeeeeeeeeeeee... rss.

    Sucesso e prosperidade nesta nova etapa da vida!

    Adoro vc...beijokas,
    Leila

    ResponderExcluir
  6. Adoramos, filhão. Que DEUS o ilumine na sua grande carreira. Nunca duvidamos do seu potencial. Sucesso.
    Bejos
    Enildo e Wilma

    ResponderExcluir
  7. Scheu, Duda e Mãe25 de agosto de 2008 11:35

    Oi Irmão
    Demoramos de dar nossas opiniões, mas antes tarde do que nunca, rsrsr
    Parabéns por todo seu sucesso, você começou bem cedo, e com isso sua competência, potencial, conhecimentos... Enfim toda essa bagagem só aumentou nossa admiração por você!!
    Você merece tudo de maravilhoso, por ser uma pessoa tão especial, inteligente, com um caráter acima de qualquer suspeita.
    Acreditamos no seu crescimento e desejamos MUITO SUCESSO!!!!!
    TE AMAMOS!!

    Beijos sua Mana, seu Cunhado (Duda) e Mammy’s.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pelos comentários, pessoa! Estou preparando surpresas para 2009, apareçam!

    Forte abraço,

    Saulo Maciel
    www.saulomaciel.com.br

    ResponderExcluir